Cirurgias

A cirurgia plástica

Tem como finalidade devolver contornos harmoniosos ao corpo humano, assim como o adequado desempenho ou função do seguimento corporal em questão.

O que oferecemos:

A cirurgia plástica de braços está indicada nos casos de excesso de pele e gordura nesta região, o que ocorre mais comumente em pacientes ex-obesos. A técnica utilizada pode variar desde somente lipoaspiração, um pequeno corte na axila ou até incisão extensa na porção interna dos braços de forma que fique menos aparente. Recomenda-se a utilização de malha compressiva por 30 dias.

Muitas mulheres se queixam do excesso de pequenos ou grandes lábios da vulva, o que pode se tornar um incômodo para vestir roupas justas, realizar atividades físicas ou na relação sexual. A cirurgia para correção desta condição se destina a deixar mais proporcionais os grandes e pequenos lábios. Não é necessária a internação hospitalar.

Esta cirurgia é realizada quase que exclusivamente após perda de peso expressiva, pós dietas severas ou gastroplastia. A técnica utilizada viria de acordo com o caso, e pode variar desde uma pequena incisão na virilha até uma incisão em toda extensão da parte interna das coxas.

A cirurgia plástica de abdome está indicada para mulheres e homens que apresentem excesso de pele e flacidez no abdome. Na mulher isto ocorre, em geral, após gestações, e no homem após a perda de peso. Esta cirurgia é realizada sob anestesia geral, tem duração aproximada de 2 a 3 horas e deve ser realizada em ambiente hospitalar para maior segurança do paciente. O período de internação é de 1 a 2 dias dependendo de cada caso. É necessária a utilização de malha compressiva indicada pela clínica por 30 a 45 dias, sem dirigir e atividades físicas por 30 dias. Todo acompanhamento pós-operatório é realizado na clínica, como curativos e drenagem linfática. Demais informações são fornecidas individualizadamente conforme a evolução de cada paciente.

A mini-abdominoplastia está indicada para pacientes que apresentam pouco excesso de pele ou flacidez no abdome. Em geral, são mulheres que tiveram apenas uma gestação que resultou em pequena deformação desta região, ou homens e mulheres que passaram por perda de peso de médio porte. Esta cirurgia é realizada sob anestesia geral, tem duração aproximada de 2 horas e deve ser realizada em ambiente hospitalar para maior segurança do paciente. O período de internação é de 1 dia. É necessária a utilização de malha compressiva indicada pela clínica por 30 a 45 dias, sem dirigir e atividades físicas por 20 a 30 dias. Todo acompanhamento pós-operatório é realizado na clínica, como curativos e drenagem linfática. Demais informações são fornecidas individualizadamente conforme a evolução de cada paciente.

A cirurgia plástica de abdome do paciente que passou pela cirurgia bariátrica pode ser realizada sob três formas, sendo que o que vai definir qual a melhor técnica a ser utilizada é o tipo de deformação ocorrida no abdome em decorrência da perda de peso. A primeira é a técnica da dermolipectomia abdominal convencional já descrita. A segunda, e a mais empregada, é a técnica da âncora, em que as cicatrizes horizontal e vertical se encontram no pube, lembrando o formato de uma âncora, daí o nome da técnica. Esta técnica permite a retirada de pele tanto no sentido horizontal como no vertical, o que possibilita melhores resultados. A terceira técnica é a dermolipectomia circular, em que a cicatriz dá a volta no corpo todo da paciente, 360 graus. Esta técnica está indicada a pacientes com grande flacidez e excesso de pele tanto no abdome, nas laterais e no dorso, possibilitando também fazer um lifting de glúteos no mesmo tempo cirúrgico. Estas cirurgias são realizadas sob anestesia geral, tem duração aproximada de 3 a 5 horas e devem ser realizadas em ambiente hospitalar para maior segurança do paciente. O período de internação é de 1 a 2 dias dependendo de cada caso. É necessária a utilização de malha compressiva indicada pela clínica por 30 a 45 dias, sem dirigir e atividades físicas por 30 dias. Todo acompanhamento pós-operatório é realizado na clínica como curativos e drenagem linfática. Demais informações são fornecidas individualizadamente conforme a evolução de cada paciente. [toggle_item title="Enxerto de Gordura" active="false"]Esta técnica é utilizada para o aumento ou correções de áreas desejadas, geralmente glúteos, face, mamas e outras como na cirurgia reconstrutiva. Sabe-se que existe uma absorção da gordura enxertada, em torno de 20 a 30%, mas a gordura que fica, ou seja, aquela que integra, proporciona resultado definitivo pois é proveniente de tecido do próprio corpo.

Esta técnica é utilizada para o aumento ou correções de áreas desejadas, geralmente glúteos, face, mamas e outras como na cirurgia reconstrutiva. Sabe-se que existe uma absorção da gordura enxertada, em torno de 20 a 30%, mas a gordura que fica, ou seja, aquela que integra, proporciona resultado definitivo pois é proveniente de tecido do próprio corpo.

A cirurgia de rejuvenescimento facial consiste no reposicionamento da pele e estruturas profundas da face de forma a oferecer um resultado natural e sem alterações de alguns parâmetros como ângulo da boca, olhos e posição do cabelo. Esta cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral, sendo a alta dada no dia seguinte à cirurgia e a paciente vai para casa sem curativo algum. Existe a necessidade de manter repouso relativo por uma semana e sem realização de atividades físicas por 20 a 30 dias.

Este tipo de cirurgia se destina a um determinado grupo de pacientes que necessitam de uma correção mais leve do envelhecimento facial. O resultado a ser esperado seria o de uma leve suavização natural da face, como se tivesse passado por um longo período de descanso, como um “refrescar” da face. Esta cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral, sendo a alta dada no mesmo dia da cirurgia e a paciente vai para casa sem curativo algum. Existe a necessidade de manter repouso relativo por uma semana e sem realização de atividades físicas por 20 a 30 dias.

Consiste em aumento do tecido mamário em homens decorrente de desbalanço de ações hormonais. A cirurgia para correção da ginecomastia consiste em uma incisão nas aréolas de forma a resultar cicatrizes praticamente imperceptíveis, e através desta, retirar toda a glândula que se desenvolveu acima do esperado. Muitas vezes há a necessidade de se associar lipoaspiração. Existem vários graus de ginecomastia (vários tamanhos) e para cada um deles realiza-se um tipo de cirurgia. Estas cirurgias são sempre realizadas em ambiente hospitalar sob anestesia geral.

Esta cirurgia pode ser realizada de duas formas, com um pequeno corte na área do cabelo ou com endoscópio que é feita através de três pequenos orifícios no couro cabeludo. Esta cirurgia pode ser realizada sob anestesia local ou geral e é feita em hospital com alta no mesmo dia. Deve-se manter repouso relativo por dois dias e evitar exposição ao sol por 60 dias.

A lipoaspiração deve ser realizada para tratar acúmulos localizados de gordura, melhorando assim o contorno corporal. É sempre realizada em ambiente hospitalar, onde, através de orifícios de 4 mm, são introduzidas cânulas finas e a gordura aspirada. Quando esta gordura é injetada para aumentar outras regiões como glúteos por exemplo, a técnica passa a se chamar lipoescultura. No pós operatório utiliza-se malha compressiva por 30 a 45 dias, não deve realizar atividade física por 20 a 30 dias e evitar o sol por 60 dias.

Esta cirurgia é uma das mais realizadas, e serve para levantar as mamas que caíram com o tempo, ou após gestações. Podem ser utilizadas várias técnicas e incisões, variando de caso a caso. As cicatrizes finais podem variar desde um pequeno corte abaixo na mama até o já conhecido “T” invertido, e em muitos casos são utilizadas próteses nestas cirurgias. No pós-operatório é utilizado um sutien especial por 30 dias, repouso relativo por uma semana, sem atividades físicas por 20 a 30 dias e deve-se evitar o sol por 60 dias.

Esta cirurgia é realizada em hospital sob anestesia geral, tem duração média de 3 a 4 horas e a paciente tem alta no dia seguinte da cirurgia. As técnicas podem variar de caso a caso, e as cicatrizes finais também, porém a mais comum é a do “T” invertido. No pós-operatório é utilizado um sutien especial por 30 dias, repouso relativo por uma semana, sem atividades físicas por 20 a 30 dias e deve-se evitar o sol por 60 dias.

A cirurgia de correção das orelhas em abano é indicada a partir dos 6 a 7 anos de idade, um pouco antes da fase escolar, evitando-se assim que a criança seja alvo de comentários inadequados o que pode gerar problemas futuros. Esta cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local e sedação ou geral, tendo alta no mesmo dia. No pós-operatório utiliza-se uma faixa protetora nas orelhas por 15 dias.

A cirurgia das pálpebras é muito procurada por homens e mulheres porque torna a face mais suave e com aspecto de descansada. É realizada em ambiente hospitalar sob anestesia local e sedação ou geral, com alta no mesmo dia. Orientamos compressas geladas nos olhos por 3 a 5 dias apos a cirurgia quando são retirados os pontos. Deve-se evitar a exposição solar de praia ou piscina por 60 dias.

Esta é a cirurgia mais realizada em nossa clínica. É importante que as mamas e axilas sejam examinadas adequadamente antes da cirurgia e os exames sejam solicitados. Para que se atinja o sucesso com esta cirurgia são necessários três fatores: equipe cirúrgica capacitada, utilização de implante de alta qualidade e que a cirurgia seja realizada em ambiente adequado (Hospital). O volume do implante é escolhido dentro de uma faixa de limites previamente estabelecido através medições realizadas na paciente, levando-se também em consideração a vontade da mesma. A cirurgia tem duração aproximada de 1 hora, sendo que a alta hospitalar pode ser no mesmo dia da cirurgia. Recomenda-se a utilização de um sutien especial por 30 dias, evitar exercícios físicos por 30 dias e a exposição solar por 60 dias.

Esta cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral e tem duração aproximada de 2 horas. É importante deitar-se de glúteos para cima nos primeiros dias do pós-operatório. Recomenda-se a utilização de malha compressiva especial e evitar exercícios físicos por 30 dias e a exposição solar por 60 dias.

O paciente que se queima em pequena extensão pode se dirigir à clinica para atendimento, já as queimaduras mais extensas devem se encaminhar para atendimento hospitalar em Pronto Socorro. Em ambos os casos devem solicitar nossa presença e daremos sequência ao tratamento adequado. Existem também as cirurgias para correção de sequelas de queimaduras que são realizadas conforme o caso. Hoje em dia realiza-se muito tratamento estético das sequelas de queimaduras com a utilização de cremes, peelings e Laser que podem melhorar muito o aspecto da pele queimada, aproximando-a da pele normal.

Pode ser realizada com diversas técnicas e isso depende da cirurgia que foi realizada para a retirada da mama e das condições da paciente. Em geral realiza-se a reconstrução com expansores de pele e posteriormente sua troca por implante, retalho do músculo grande dorsal (músculo das costas) associada a inclusão de um implante ou retalho do músculo do abdome (TRAM). Cada técnica é discutida e explicada à paciente, e se houver a possibilidade de escolha esta decisão é tomada em conjunto com a paciente. Sempre que possível, a reconstrução deve ser realizada na mesma cirurgia da retirada da mama, pois estudos demonstram que esta conduta trás importantes benefícios, inclusive psicológicos à paciente que está passando por fase bastante delicada.

A cirurgia estética de nariz pode ser realizada utilizando-se duas técnicas, a aberta (Exorinoplastia) e a fechada. A técnica aberta é a mais moderna e a que proporciona resultados mais previsíveis e de melhor qualidade, portando a preferida em nossa prática. A rinoplastia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral, pode-se associar à correção de desvios de septo ou outras cirurgias para a melhora da função respiratória e tem duração média de 1 a 2 horas. O paciente sai da cirurgia com curativo próprio de rinoplastia (“splint” nasal), o que é mantido por uma semana quando é substituído por outro curativo só de micropore, que é mantido por mais uma semana. Evita-se a atividade física por 30 dias e a exposição solar por 60 dias.

A calvície pode ter diversas causas, sendo mais comum a androgenética que afeta tanto homens como mulheres, atingindo 50-80% dos homens e até 40% das mulheres, com perda gradual e progressiva dos cabelos. Quando diagnosticada em fases precoces, é possível realizar tratamento clínico com bons resultados para manutenção (após transplante) e prevenção. O processo de miniaturização (diminuição da espessura, tamanho e resistência) pode serevitado e até revertido em alguns casos. Além dos tratamentos clínicos (minoxidil, finasterida, fórmulas individualizadas e shampoos), existe o PRP (plasma rico em plaquetas), procedimento realizado na clínica sob anestesia local, com melhora da qualidade do fio por ação de diversos fatores de crescimento. Não apresenta risco de reações pois é utilizado sangue do próprio paciente. Para casos mais avançados, está indicado o transplante capilar. Após uma avaliação individual e indicação de tratamento cirúrgico, realizamos a técnica mais adequada para cada caso; FUT (Folicular Unit Transplante) ou FUE (Folicular Unit Transplante), com anestesia local e sedação. Na técnica FUT, retira-se uma faixa de cabelo da região posterior da cabeça (onde os folículos não são afetados pela calvície androgenética) e posterior sutura tricofítica, resultando em uma cicatriz linear, discreta e escondida no cabelo. Os fios serão então, separados em unidades foliculares. Na técnica FUE, os folículos são retirados individualmente. As pequenas incisões para retirada dos folículos, cicatrizam em aproximadamente 48h. Técnica mais indicada para quem utiliza o cabelo muito curto, pois não ha cicatriz linear como no FUT. Limita a quantidade de folículos a serem implantados, indicado portanto, para áreas menores de calvície As unidades foliculares são dissecadas uma a uma, contendo de 1 a 4 fios e posteriormente implantadas individualmenteem micro incisões nas regiões calvas, sendo observado a angulação apropriada para cada região do couro cabeludo assim como a quantidade de fios necessária. Na região frontal, são implantados unidades foliculares com apenas 1 fio, resultando em uma aparência natural, nas regiões posteriores são implantadas as unidades com mais fios possibilitando cobertura de uma grande área. A quantidade de fios implantados varia com a densidade de fios que existem na área doadora, na média, é possível confeccionar de 2.500 a 3.500 unidades foliculares resultando no implante de 5 a 7 mil fios. É um procedimento meticuloso e realizado por equipe especializada e rápida recuperação às atividades diárias.
Texto: Dra. Sileny Lopes da Costa - CRM151 601

A extensão destas cirurgias estão relacionadas ao tipo e localização do tumor. Geralmente há a necessidade de reconstrução local com enxertos de pele ou retalhos de diversas dimensões. Cada caso é avaliado individualmente para que se tome a conduta oncológica apropriada.